logotipo

segunda maio 01 , 2017

Orfeão de Arouca e Orquestra de Gaia em concerto no Convento Corpus Christi

foto 1

A convite da Orquestra de Gaia, o Orfeão de Arouca deslocou-se àquela cidade, no passado dia 14 de Abril, para um concerto no Convento Corpus Christi. Perante uma plateia que lotou o espaço da capela, o Orfeão e a Orquestra apresentaram o «Stabat Mater», de Josef Rheinberger, e a «Suite Cancioneiro de Arouca», um arranjo do maestro Ivo Brandão, que está incluído no CD «Outras Cantigas de Santa Maria», que o Orfeão apresentou recentemente. Abriu o concerto o Coro da Orquestra de Gaia, com alguns temas polifónicos interpretados de forma sublime. A Orquestra apresentou ainda uma suite de cordas de Sibelius e algumas valsas de Franz Schubert.

Situado em plena Ribeira, junto ao Cais de Gaia, o Convento Corpus Christi foi fundado em 1345, sendo, actualmente, propriedade da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. De salientar, pela riqueza do seu valor artístico, a capela octogonal, rematada por uma belíssima cúpula, e ladeada por quatro altares, com imagens de rara beleza.

À Orquestra de Gaia, agradecemos o acolhimento e a oportunidade de termos podido trabalhar juntos. Agradecemos também ao Bruno Carvalho a cedência das fotografias do concerto.