logotipo

segunda maio 01 , 2017

Orfeão organiza 27.º Encontro de Janeiras de Arouca

cartaz 2013

Há 27 anos que o Orfeão de Arouca preserva a tradição dos cantares de janeiras. Desde essa altura que se realiza, em Arouca, o Encontro de Janeiras de Arouca. Este ano na sua 27.ª edição, o Encontro de Janeiras de Arouca realiza-se sábado, dia 19 de Janeiro, no pavilhão dos Bombeiros Voluntários. A organização está a cargo da associação Orfeão de Arouca. A iniciativa arranca com um desfile dos grupos participantes pela Av. 25 de Abril, a partir das 21:00. Participam neste Encontro os Pequenos Cantores da Paróquia de Arouca, o Grupo de Cavaquinhos «Cordas do Paivó» (Castro D'Aire), a Associação Cultural e Recreativa de Mansores, o Grupo de Cantares de Pindelo dos Milagres (S. Pedro do Sul) e o Orfeão de Arouca.

Banda e coros protagonizam Concerto de Natal inesquecível

Concerto de NatalGrupo Coral de Urrô, Orfeão de Arouca e Banda Musical de Arouca, sob a direcção do maestro João Dias, e com a participação dos cantores Magda Brandão e Ricardo Neves, protagonizaram um dos momentos culturais mais elevados dos últimos tempos, surpreendendo a vastíssima plateia com um programa variado, ecléctico e superiormente executado. Obras de Elgar, Verdi, Puccini, Orff, John Williams e John Rutter, para além de várias melodias tradicionais de Natal, compuseram o programa que encantou os presentes. O Concerto de Natal foi, assim, o ponto alto da programação natalícia da Câmara Municipal, que aqueceu a Igreja do Mosteiro de Arouca, na noite do passado sábado, 29 de Dezembro.

 

Orfeão e Banda de Arouca no concerto de Natal do Coro de Câmara de São João da Madeira

60055 10151284878704803 2083214267 nNum período em que a crise aperta e a quadra convida à união, o Coro de Câmara de São João da Madeira, associação que comemora este ano o 20.º aniversário, convidou o Orfeão de Arouca e a Orquestra de Sopros da Banda Musical de Arouca para participarem no seu concerto de Natal. O evento teve lugar na igreja paroquial daquela cidade, na tarde de 16 de Dezembro último.

Este concerto foi, assim, uma forma de estreitar laços entre as associações, todas tendo a música como principal actividade. A obra escolhida para abrilhantar este concerto foi «Missa Brevis», do compositor holandês Jacob de Haan. Na primeira parte do concerto, o Coro de Câmara apresentou algumas obras de compositores do século XX, como Poulenc, Arvo Part, Eurico Carrapatoso e Joaquim dos Santos. No final do concerto, ficou a vontade de reforçar este intercâmbio entre associações, possivelmente com um novo concerto, desta feita em Arouca, em data a definir.

 

Orfeão de Arouca «Ao Encontro da Semente»

vlcsnap-2012-11-10-19h53m54s184Expor o espólio vegetal agrícola tradicional ainda cultivado na região, com base num cuidado levantamento junto dos agricultores, foi o principal objetivo de «Ao Encontro da Semente», uma ação conjunta da «Colher para semear» - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais e da Câmara Municipal de Arouca, que decorreu de 9 a 11 de novembro, no Mosteiro de Arouca. Do programa constaram várias apresentações, debates e oficinas de sementes, enxertia e preparação de infusões, e ainda uma mesa de sábios, constituída por agricultores, onde foram discutidos assuntos relacionados com o recente levantamento  do património vegetal. Destaque para o concerto de abertura, protagonizado pelo Orfeão de Arouca, com o acompanhamento da Orquestra de Sopros da Banda Musical de Arouca e do organista titular do Mosteiro, Nicolas Roger.

 

Concerto homenageia cónego Arnaldo Pinho

O-concerto-musicalA Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda comemorou hoje o II Dia do Irmão, homenageando o seu Juiz, o Professor Doutor Arnaldo Pinho. Para além da Eucaristia, do almoço/convívio e da sessão solene, em que foi apresentado o primeiro volume das suas obras escolhidas, houve o concerto do Orfeão de Arouca, com a Orquestra de Sopros da Banda Musical de Arouca e o organista Nicolas Roger. Mais do que com as palavras, foi com os gestos e a música que procurámos homenagear um homem de uma cultura superior, mas cuja simplicidade e discrição apenas o engrandecem ainda mais.

 

Orfeão participou no concerto inaugural da Regeneração Urbana

IMG 0498

Os sons da Banda Musical de Arouca, do Grupo Coral de Urrô e do Orfeão de Arouca assinalaram o fim das obras de regeneração urbana do centro da vila. O concerto de inauguração teve lugar na Praça Brandão de Vasconcelos, no passado dia 3 de Agosto. Participaram ainda os solistas Magda Brandão (soprano) e Ricardo Neves (tenor). Com música, assinalou-se a reabertura do espaço urbano aos arouquenses, depois de um período de obras que tornou o centro histórico mais moderno e funcional.

 

Pág. 1 de 2